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O profissional Técnico de Segurança no Trabalho, nem sempre é bem compreendido dentro da organização, para os empregadores é muitas vezes sinônimo de despesa desnecessária, contratado apenas para cumprir a legislação, para os colaboradores é como se fosse a policia pronta para pegar o ladrão em flagrante. Quando na verdade é um agente multiplicador de Saúde e segurança no trabalho, não está ali desnecessariamente, quando atua de forma efetiva, observando a legislação e colocando-a em pratica, é capaz de amenizar e até mitigar problemas futuros de passivos trabalhistas e indenizações exorbitantes. Não é necessário atuar de forma autoritária impondo o uso de EPI’s para os colaboradores, nem tão pouco brigar com o empregador, para que se cumpra a legislação, para ambos os casos basta a conscientização e demonstração dos benefícios advindos da prevenção. Com certeza as sequelas deixadas por um acidente de trabalho, são muito dolorosas para o colaborador, quanto custosa para o empregador. É necessário que tanto o colaborador, quanto o empregador estejam cientes da importância da prevenção de acidentes, e cabe ao Técnico de Segurança no Trabalho, faze-los compreender e entender que esta ali para cuidar da saúde e integridade física do colaborador evitando ações civis e penais, vindas de acidentes ou doenças causadas por fatores que são perfeitamente administráveis. Não é fácil conscientizar ambos, porém é necessário.
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