sábado, 25 de fevereiro de 2012

Técnicos de segurança do trabalho buscam ampliação do mercado


Associação de Técnicos de Segurança do Trabalho reivindica vagas no mercado. Em Uberaba, cerca de cinco escolas formam por ano centenas de profissionais do setor, entretanto, os técnicos têm dificuldades em encontrar emprego, assim como fazer estágios durante o curso.
Segundo o diretor da associação, Silvânio Bibiano do Vale, é preciso divulgar o trabalho dos profissionais, já que a maioria das empresas não sabe da importância de ter um técnico de segurança. “Nós estamos bem estruturados quanto às instituições que oferecem cursos de Técnico de Segurança do Trabalho, mas os alunos não têm a certeza de que conseguirão estágios, o que é muito importante. É uma profissão que deveria ser levada mais a sério, um trabalho que pode e deve ser feito com a prevenção de acidentes, inclusive domésticos, mas falta informação”, explica Silvânio, ressaltando que a intenção é inserir cada vez mais o profissional no mercado.
O diretor da Associação conta que em conversa com o presidente do Sindicato da Construção Civil de Uberaba (Sinduscon), Nagib Facury, surgiu a ideia de desenvolver projeto para oferecer às empresas instruções sobre segurança do trabalho, mas vale lembrar, que ao contrário do que muitos pensam, a segurança deve existir em qualquer setor, não apenas nas atividades da construção civil. “Isto é falta de informação, queremos divulgar o nosso trabalho e mudar tal situação, uma vez que a maioria das empresas não se preocupa com estes cuidados, e no caso da construção civil, por exemplo, muitas pensam que um capacete já é o suficiente para resguardar uma vida”, afirma Silvânio.
Além disso, segundo ele, há tempos os profissionais de Segurança no Trabalho tinham um contato direto com o Ministério do Trabalho, entretanto, hoje isto não existe mais, “as pessoas que procuram o órgão percebem que não existe mais a figura do técnico”, afirma.
Quando o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi esteve em Uberaba, a Associação entregou uma proposta para que os técnicos de segurança fizessem uma capacitação com as pessoas que estão recebendo seguro desemprego, uma forma de oferecer atividades às pessoas que estão em busca de emprego. Entretanto, segundo Silvânio, por conta da saída de Lupi, a Associação perdeu o contato.
A criação da Associação é recente, mas a intenção, segundo o diretor, é fortalecer o grupo e divulgar as atividades do profissional da área, mostrando a importância de ter um técnico na empresa. O cronograma das reuniões ainda está sendo elaborado, alguns encontros já foram realizados, e a intenção é realizar reuniões ordinárias todos os meses. (GS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário